Vida boa

Folga e mar: banhistas aproveitam segunda ensolarada em Niterói

Praia de Icaraí ficou movimentada no final da manhã

Sistema de alta pressão manterá o tempo estável sobre a cidade
Sistema de alta pressão manterá o tempo estável sobre a cidade |  Foto: Lucas Alvarenga

Não tem jeito: quem mora em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, sabe que a única saída para o calor dos últimos dias tem sido as belas praias da cidade.

Leia+: Chuva a caminho? Confira a previsão do tempo para o feriado

Leia+: Rio teve mais de mil resgates em praias no final de semana

E, nesta segunda-feira (13), isso não foi diferente. Diversos foram os banhistas que aproveitaram uma folga na agenda para curtir o calor, se refrescar e de quebra ainda se bronzear.

Esse é o caso de Lígia Venâncio, de 21 anos. Ela trabalha em uma escola de desenho para crianças especiais, no entanto, aproveitou a folga no dia de hoje para ir até a praia.

Lígia Venâncio, de 21 anos, trabalha em uma escola de desenho para crianças especiais
Lígia Venâncio, de 21 anos, trabalha em uma escola de desenho para crianças especiais |  Foto: Lucas Alvarenga

“Está muito calor e eu sou fã de praia. Deu sol, eu tô na praia, com certeza. Tenho vindo na praia nos últimos dias, menos ontem que fiz aniversário sábado e descansei, mas moro aqui do lado, em Icaraí mesmo, e aproveito. Acho que esse verão vai fazer muito mais sol que o comum, vou tentar vim pra praia de manhã, porque de tarde vai estar um maçarico. Venho aqui desde criança e tô acostumada. Vou apostar também no protetor solar”, contou a jovem que faz faculdade de fisioterapia.

A estilista Júlia Ventura, de 21 anos, diz que tem o costume de curtir a praia de Icaraí
A estilista Júlia Ventura, de 21 anos, diz que tem o costume de curtir a praia de Icaraí |  Foto: Lucas Alvarenga

A jovem Júlia Ventura, de 21 anos, também está de folga. Ela é estilista e empreendedora. E tem o costume de curtir a praia em Icaraí. 

“Os últimos dias de sol tem sido difíceis, só ficando em casa no ar. Venho na praia às vezes, mas até pra isso está difícil, por medo de insolação. Mesmo assim, na praia, só venho de manhã até meio-dia. Nesse verão, vai ser calor pra caramba, vai dar pra fritar ovo na praia, o bronze que você não pegou o ano todo, vai dar pra pegar no verão. É importante tomar muita água e se hidratar”, afirmou ela.

Turista de Juíz de Fora (MG), o fotógrafo Luís Filipe Fontes, de 33 anos,
Turista de Juíz de Fora (MG), o fotógrafo Luís Filipe Fontes, de 33 anos, |  Foto: Lucas Alvarenga

O fotógrafo Luís Filipe Fontes, de 33 anos, está tirando uns dias de descanso aqui em Niterói. Ele é de Juíz de Fora, município de Minas Gerais.

“Esses dias estive na praia aqui, fui em Itaipu, hoje estou aqui em Icaraí. Eu vim na sexta para cá para Niterói e estou indo embora hoje. Está muito quente, muito calor. Esse calor maltrata, mas aqui na praia dá pra refrescar”, contou.

Banhistas aproveitaram uma folga na agenda para curtir o calor, se refrescar e de quebra ainda se bronzear
Banhistas aproveitaram uma folga na agenda para curtir o calor, se refrescar e de quebra ainda se bronzear |  Foto: Lucas Alvarenga

A Defesa Civil de Niterói alerta para os seguintes cuidados a serem tomados:

-Evitar exercícios físicos ao ar livre entre às 10 e 17 horas;

-Umidificar ambientes fechados através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc;

-Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc;

-Consumir bastante água.

  • Calor em Niterói - Lucas Alvarenga
    Calor em Niterói - Lucas Alvarenga
  • Calor em Niterói - Lucas Alvarenga
    Calor em Niterói - Lucas Alvarenga
  • Calor em Niterói - Lucas Alvarenga
    Calor em Niterói - Lucas Alvarenga

Previsão do tempo

Nos últimos dias, a sensação térmica chegou a 40°C. O calor não deve ir embora tão cedo. É o que diz a previsão do tempo para o município do Rio e para cidades da Região Metropolitana.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, a atuação de um sistema de alta pressão manterá o tempo estável sobre a cidade nesta segunda-feira (13), até terça-feira (14). Não há previsão de chuva para estes dias e as temperaturas permanecerão estáveis e elevadas, com máximas em torno dos 40°C.

Já na quarta-feira (14) e na quinta-feira (15) as coisas vão mudar. Isso porque áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera, impulsionadas pelo calor, terão impacto no clima, com a previsão de pancadas rápidas de chuva moderada durante as tardes e noites.

Existe a possibilidade de que a intensidade da chuva ultrapasse 10 mm/h em pelo menos um ponto da cidade em ambos os dias, ainda conforme o Alerta Rio. 

Na sexta-feira (17), ventos úmidos provenientes do oceano aumentarão a nebulosidade, embora não haja previsão de chuva. Os ventos permanecerão fracos a moderados, e as temperaturas apresentarão um leve declínio, sendo a mínima em 23°C, conforme o Inmet.

< Rio teve mais de mil resgates em praias no final de semana Ônibus enguiçado complica trânsito na Alameda <